A Catalogue of the ‘French Dances’ in The Dancing Master and Apollo’s Banquet (c. 1662-87)

Andrew Woolley

Resumo


A música de dança no estilo francês circulou amplamente no século XVII, como se pode comprovar pela sua presença em fontes muito dispersas e de vários tipos, muitos dos quais foram criados para usos fora dos contextos de salão de baile (por exemplo, fontes de música para tecla). Em Inglaterra, cerca de 180 danças deste tipo foram publicadas sob o título «The Tunes of the Usual French Dances at Court and Dancing Schools» por John Playford, Zachariah Watkins e Henry Playford entre c.1662 e 1687, num suplemento ao The Dancing Master e ao seu sucessor, Apollo’s Banquet. A maioria das «danças francesas» destas publicações são desconhecidas fora das fontes inglesas e foram provavelmente compostas por mestres de dança e outros músicos associados com escolas de dança em Londres, embora seja possível comprovar que um número significativo tem origem francesa. O mercado para estas publicações era constituído por violinistas amadores. No entanto, a sua notação de pauta única (apenas uma melodia) é uma indicação de que foram extraídas directamente de fontes pertencentes a mestres de dança que usavam habitualmente esta forma de notação. O presente catálogo inclui todas as «danças francesas» identificáveis publicadas no The Dancing Master e no Apollo’s Banquet, até a edição de 1687 deste último, fornecendo incipits musicais e uma ampla variedade de concordâncias para cada melodia identificada. As fontes também são listadas alfabeticamente, acompanhadas por referências à literatura secundária, edições modernas, facsímiles publicados e reproduções digitais disponíveis on-line. Os incipits musicais são codificados numericamente, seguindo o sistema desenvolvido por Bruce Gustafson, que regista informações sobre os aspectos melódicos e rítmicos, permitindo uma consulta fácil e flexível do catálogo. Um índice contém separadamente os códigos em ordem numérica, de acordo com o género.


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