Aplicabilidade da teoria de aprendizagem autorregulada no ensino de violino
Um estudo autorreflexivo
DOI:
https://doi.org/10.57885/0040.rpmns.10/1.2023Palavras-chave:
Ensino de violino, Autorregulação da aprendizagem, Autorreflexão, Grelha de observação das práticas docentes, Segmentos didáticosResumo
Os desafios no ensino de um instrumento musical são constantes e requerem atitudes proativas, promotoras de uma aprendizagem eficiente. Para alcançar bons resultados no processo de ensinar e de aprender o violino, é necessário um envolvimento significativo, empenho e persistência, quer do professor, quer do aluno. A literatura indica que a maioria dos alunos de música precisa de fortalecer competências de planeamento, controlo de desempenho e autorreflexão, no entanto, parece haver pouco interesse em explorar as estratégias de ensino que podem apoiar uma maior autonomia. O modelo cíclico de aprendizagem autorregulada, proposto por Barry Zimmerman, serve como referencial teórico para o desenvolvimento do presente trabalho, o qual visa analisar as estratégias de ensino que podem promover a autorregulação em alunos. A abordagem metodológica compreende a análise de quatro aulas individuais ministradas pela autora a duas alunas de violino principiantes (11 e 12 anos). Foram selecionados e codificados vinte e nove segmentos didáticos, com recurso ao software MAXQDA2020 e mediante o uso de uma grelha de observação com quatro categorias: aprendizagem autorregulada, verbalizações do professor, estratégias de ensino e desempenho dos alunos. Os resultados indicam (i) possibilidades de integrar estratégias de ensino que despertem maior consciência das competências autorregulatórias durante a aula; (ii) sugestões para articular a teoria com a prática; e (iii) recomendações para adaptar as abordagens de ensino de modo a atender às necessidades de estudo individual dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Revista Portuguesa de Musicologia

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.