Postmodern Thought and the History of Music: Some lntersections

Autores

  • Reinhard Strohm

Resumo

Este ensaio aborda a questão de saber o que é que a historiografia musical poderá aprender do discurso pós-moderno à medida que ele se desenvolve à nossa volta. As implicações historiográficas gerais do conceito «pós-modernismo», enquanto melhoria e progresso em relação ao «modernismo», parecem contradizer a sua própria mensagem de incredulidade face às meta-narrativas progressistas. E feita uma comparação entre a atitude negativa em relação ao passado medieval que encontramos no humanismo renascentista («retrospecção dividida») e os discursos pós­modernos que aplicam a mesma óptica aos últimos 200-250 anos da cultura ocidental. Algumas narrativas pós-modernas àcerca da música são investigadas: o anti­modernismo, o movimento da Música Antiga e Barroca, a recepção da ópera pré­clássica, e os debates acerca do conceito de obra, da autonomia e da autoria. O artigo aponta para o perigo que existe no facto de a definição que Lyotard faz do pós­modernismo como «incredulidade em relação às meta-narrativas», e o resultante aliviar de tensões, estarem a ser sacrificados a uma nova meta-narrativa que aplica uma retrospecção dividida, separando o passado modernista que se rejeita de um salto ou «maré de mudança» «só recentemente» atingido nos estudos culturais.

Biografia Autor

Reinhard Strohm

REINHARD STROHM nasceu em Munique em 1942. Estudou música (violino), musicologia e literaturas românicas em Munique, Pisa, Milão e Berlim (com Carl Dahlhaus), tendo-se doutorado na Universidade Técnica de Berlim em 1971. Entre 1970 e 1982 foi co-editor da edição da obra completa de Richard Wagner. Entre 1975 e 1983 ensinou História da Música na Universidade de Londres (King's College), e foi professor catedrático da mesma Universidade (1990-96) e da Universidade de Yale (1983-90). Desde 1996 é Heather Professor da Universidade de Oxford e director da Faculdade de Música da mesma Universidade. Da sua extensa bibliografia destacam-se os seus dois mais recentes livros: The Rise of European Music, 1380-1500, Cambridge University Press, 1993, e Dramma per musica: Italian opera seria of the 18th century, Yale University Press, 1997.

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Publicado

2014-12-20

Como Citar

Strohm, R. (2014). Postmodern Thought and the History of Music: Some lntersections. Revista Portuguesa De Musicologia, 9, 7–24. Obtido de https://www.rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/133

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)