Musical Nationalism and Transnationalism in the “New Global Order”

Autores

  • Martin Stokes

Resumo

A etnomusicologia transformou-se ao longo da última década pela acção da teoria da globalização. Romperam-se os hábitos de pensamento e de prática que especifi­ cavam o lugar de «outras músicas», e os métodos que eram apropriados para elas. Os novos media e tecnologias de informação introduziram formas de transmissão, propriedade, partilha e diferenciação cujas dinâmicas e consequências continuam a ser fortemente contestadas, e continuam a dominar a discussão. Este artigo tenta expandir o quadro no qual a actividade musical poderia ser considerada globalmente, dando atenção a três sítios localizados de encontro global: situações de guerra e conflito étnico, a circulação de música em regiões fronteiriças, e cidades globais. São retirados exemplos do conflito Estados Unidos/Iraque, da região fronteiriça entre o México e os Estados Unidos, e da Istambul contemporânea.

Biografia Autor

Martin Stokes

MARTIN STOKES é Professor Associado na Universidade de Chicago e no College. É autor de The Arabesk Debate: Music and Musicians in Modern Turkey (Oxford University Press, 1992) e editor e co-editor de várias obras colectivas, incluindo Ethnicity, Identity and Music: The Musical Construction o f Place (Berg, 1997) e mais recentemente (com Philip Bohlman) Celtic Modern: Music Making at the Global Fringe (Scarecrow, 2003).

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Publicado

2014-12-20

Como Citar

Stokes, M. (2014). Musical Nationalism and Transnationalism in the “New Global Order”. Revista Portuguesa De Musicologia, 13, 163–180. Obtido de https://www.rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/127

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)