Singing in the Brain: When Melody and Words Come Together

Autores

  • Ana Isabel Pereira LAMCI – CESEM / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade NOVA de Lisboa
  • Helena Rodrigues LAMCI – CESEM / Departamento de Ciências Musicais / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade NOVA de Lisboa

Resumo

Nas últimas décadas, o estudo do binómio música e linguagem tem suscitado interesse em vários ramos das ciências cognitivas, incluindo a psicologia, linguística, antropologia, musicologia, neurociência cognitiva e educação. Indubitavelmente, as canções são o material de eleição para estudar a relação entre música e linguagem. Este artigo explora contribuições das neurociências que podem ser consideradas interessantes para o campo da educação musical, especialmente no que respeita a relação da melodia e palavras em canções. A influência destas componentes na perceção e performance vocal de canções é ainda uma questão em debate tanto na área das neurociências como da educação musical. A fim de se estabelecer um pano de fundo para esta discussão, são apresentadas, resumidamente, as semelhanças evolutivas entre música e linguagem, bem como os mecanismos partilhados de aprendizagem para ambos os domínios, conforme ilustrado por vários estudos. Uma vez que o pitch e o ritmo são componentes importantes das canções, é ainda abordada a pesquisa comparativa de ambos os elementos no cruzamento da música e linguagem. Nesta interseção, é dado um enfoque especial à Teoria de Aprendizagem Musical, proposta por Edwin Gordon, em que se defende o uso de canções apresentadas tanto com texto como com sílaba neutra desde a infância. Considerando que as canções são um dos recursos mais utilizados na educação musical, questiona-se se os avanços científicos nas neurociências podem informar a pedagogia musical. Novos caminhos de investigação são sugeridos na interseção das duas disciplinas.

Biografias Autor

Ana Isabel Pereira, LAMCI – CESEM / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade NOVA de Lisboa

anapereira@fcsh.unl.pt

Helena Rodrigues, LAMCI – CESEM / Departamento de Ciências Musicais / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade NOVA de Lisboa

helenarodrigues@fcsh.unl.pt

Downloads

Publicado

2021-11-08

Como Citar

Pereira, A. I., & Rodrigues, H. (2021). Singing in the Brain: When Melody and Words Come Together. Revista Portuguesa De Musicologia, 7(2), 329–350. Obtido de https://www.rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/410

Edição

Secção

Artigos (revisto por pares)