Aplicabilidade da teoria de aprendizagem autorregulada no ensino de violino

Um estudo autorreflexivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.57885/0040.rpmns.10/1.2023

Palavras-chave:

Ensino de violino, Autorregulação da aprendizagem, Autorreflexão, Grelha de observação das práticas docentes, Segmentos didáticos

Resumo

Os desafios no ensino de um instrumento musical são constantes e requerem atitudes proativas, promotoras de uma aprendizagem eficiente. Para alcançar bons resultados no processo de ensinar e de aprender o violino, é necessário um envolvimento significativo, empenho e persistência, quer do professor, quer do aluno. A literatura indica que a maioria dos alunos de música precisa de fortalecer competências de planeamento, controlo de desempenho e autorreflexão, no entanto, parece haver pouco interesse em explorar as estratégias de ensino que podem apoiar uma maior autonomia. O modelo cíclico de aprendizagem autorregulada, proposto por Barry Zimmerman, serve como referencial teórico para o desenvolvimento do presente trabalho, o qual visa analisar as estratégias de ensino que podem promover a autorregulação em alunos. A abordagem metodológica compreende a análise de quatro aulas individuais ministradas pela autora a duas alunas de violino principiantes (11 e 12 anos). Foram selecionados e codificados vinte e nove segmentos didáticos, com recurso ao software MAXQDA2020 e mediante o uso de uma grelha de observação com quatro categorias: aprendizagem autorregulada, verbalizações do professor, estratégias de ensino e desempenho dos alunos. Os resultados indicam (i) possibilidades de integrar estratégias de ensino que despertem maior consciência das competências autorregulatórias durante a aula; (ii) sugestões para articular a teoria com a prática; e (iii) recomendações para adaptar as abordagens de ensino de modo a atender às necessidades de estudo individual dos alunos.

Biografias Autor

Marija Mihajlovic Pereira, LaMCI - LEC, CESEM / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade NOVA de Lisboa

Marija Mihajlovic Pereira é violinista e doutorada em Ciências Musicais pela NOVA FCSH, tendo beneficiado da bolsa de doutoramento da FCT (BD/2020.05978). O seu principal interesse de investigação é articular a autorregulação com o ensino da música, desenvolvendo formas de promover o conhecimento, práticas e atitudes para uma aprendizagem mais eficiente.

Ana Isabel Pereira, LaMCI - LEC, CESEM / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade NOVA de Lisboa

Ana Isabel Pereira é Professora Auxiliar na NOVA FCSH e Professora Auxiliar Convidada na ESELx-IPL desde 2015. É membro integrado do CESEM e os seus principais interesses de investigação incluem o estudo da aprendizagem e desenvolvimento musical ao longo da vida, a arte na infância e a música na comunidade.

João Nogueira, LaMCI - LEC, CESEM / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade NOVA de Lisboa

João Nogueira é Professor Auxiliar na Universidade Nova de Lisboa. Publicou dois artigos em revistas especializadas e três trabalhos em actas de eventos. Nas suas actividades profissionais interagiu com dois colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.

Downloads

Publicado

2025-06-11

Como Citar

Mihajlovic Pereira, M., Isabel Pereira, A., & Nogueira, J. (2025). Aplicabilidade da teoria de aprendizagem autorregulada no ensino de violino: Um estudo autorreflexivo. Revista Portuguesa De Musicologia, 10(1), 59–80. https://doi.org/10.57885/0040.rpmns.10/1.2023

Edição

Secção

Dossier Temático (revisto por pares)

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.